PRIMEIRO MANDAMENTO

«EU SOU o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. EU SOU o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam, mas uso de misericórdia até a milésima geração com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos» (Ex 20,2-6. Dt 5,6-10).

O Primeiro Mandamento o mais importante dentre todos, como ensina Nosso Senhor:

‘Mestre, qual é o maior mandamento da lei?’ Respondeu Jesus: ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento’ (Mt 22,36-38).

Continuar lendo

PRIMEIRA TÁBUA DA LEI

Antes de tudo, para esse texto escolhemos o ícone do Cristo Pantocrator (Dominador de tudo). Essa imagem é icástica porque o lado direito representa a misericórdia de Nosso Senhor — polegar junto com os dedos mínimo e anelar (símbolo da indivisível unidade da Santíssima Trindade) e os dedos médio e indicador (símbolo da união das duas naturezas, divina e humana, na Pessoa do Verbo) — e o lado esquerdo a justiça, simbolizada pelo livro da Lei [1].

Mandamentos em geral

A Lei, que chamamos de Decálogo ou 10 Mandamentos, foi entregue a Moisés após ele descer do monte Sinai. A Lei lhe foi dada por Deus em duas tábuas: a primeira contém os mandamentos referentes a Deus e a segunda, os referentes ao próximo.

Continuar lendo