CONSIDERAÇÕES SOBRE O ORDO MISSÆ DE PAULO VI

Nova Imagem de Bitmap

O “Considerações sobre o OrdoMissæ” de Paulo VI foi escrito em 1970, ou seja, um ano após odecreto que impunha a deformação do Rito da Missa a ser usada em toda a Igreja latina de Rito Romano.

Considero este estudo indispensável para se entender o grave perigo à Fé que o novo rito da Missa impõe às almas desde sua promulgação obrigatória desde 1969.

Embora lícito (considerando de modo mais legalista possível), o leitor entenderá o quanto a reforma é ilegítima.

O estudo foca apenas nas questões teológicas e não nos problemas litúrgicos, históricos e soteriológicos, como a perda do simbolismo, a descaracterização do rito como Rito Romano e a influência na perda de certas orações quanto ao recebimento da graça atual.

Mesmo entre os problemas teológicos do novo rito da Missa, segundo nosso entendimento, não se atém suficientemente a três problemas também presentes no rito:

  1. fideísmo subjetivista;
  2. assentimento e sacerdócio dos fieis;
  3. transignificação.

No futuro, porém, pretendemos escrever algumas palavras sobre essas lacunas que percebemos.

De modo algum, entretanto, essas brechas ofuscam o valor desta obra que é responsável por tirar da cegueira do erro e da ignorância as almas incautas em meio ao turbilhão da “abominação da desolação estabelecida no lugar santo” (Mt 24,15).

Eis abaixo o link do livro:

Considerações sobre o Ordo Missæ de Paulo VI

***

PS: O autor do presente estudo, Arnaldo Vidigal Xavier Da Silveira, à época pertencia à organização TFP. Atualmente é pertencente ao IPCO (por causa da extinção absurda da TFP por ordem judicial ganha pelos traidores da tradição Arautos do Evangelho). Bem sabemos dos rumores que existem nesses grupos ligados a Plínio, mas de modo algum o leitor deve se focar nisso a ponto de não ler este estudo. Alguns dizem que o texto foi escrito pelo então Bispo de Campos Dom Antônio de Castro Mayer, com ajuda do Arnaldo Xavier a fim de preservar o eminente Bispo.

6 respostas em “CONSIDERAÇÕES SOBRE O ORDO MISSÆ DE PAULO VI

  1. Pingback: ABOMINÁVEL DESOLAÇÃO: FIM DOS TEMPOS (2) | Pela Fé Católica

  2. Pingback: A MISSA E A TEOLOGIA | Pela Fé Católica

  3. Pingback: O MISTÉRIO PASCAL É UMA DOUTRINA NOVA? | Pela Fé Católica

  4. Pingback: MODERNISMO NA IGREJA | Pela Fé Católica

  5. As afirmações não procedem. Eu pertencia à TFP na época e datilografei página por página, escritas e reescritas por ele, no apartamento que possuia, se não me engano, na Rua Imaculada Conceição. Ele foi o produtor do texto do livro. Provavelmente existiam inferências de Dom Antonio de Castro Mayer, mas sem dúvida, a propriedade intelectual foi dele.

    Curtir

  6. Pingback: A EXIGÊNCIA DE TRADITIONIS CUSTODES | Pela Fé Católica

Deixe um comentário