VIA SACRA, VIA DE CONVERSÃO

jesus-carregando-a-cruz-catolica-reproducao-de-murillo-tela-14072-mlb180184580_7129-oA Igreja sempre julgou salutar para a alma dos seus fieis a meditação na Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Rapidamente, pois, cresceu a devoção à Via Sacra.

Esta prática cresce sobremaneira à época da Quaresma, como preparação espiritual na consideração do augusto mistério da Redenção.

Some-se a isso o fato de que este piedoso ato é enriquecido por indulgência plenária, conforme concessão 63 do Manual de Indulgências (destaques meus):

Concede-se indulgência plenária ao fiel que fizer o exercício da Via Sacra, piedosamente:

  1. Requerem-se catorze cruzes para erigir a Via Sacra; junto com as cruzes, costuma-se colocar outras tantas imagens ou quadros que representam as estações de Jerusalém.
  2. Requer-se piedosa meditação só da Paixão e Morte do Senhor, sem ser necessária a consideração do mistério de cada estação.
  3. Exige-se o movimento de uma para a outra estação. Mas se a via-sacra se faz publicamente e não se pode fazer o movimento de todos os presentes ordenadamente, basta que o dirigente se mova para cada uma das estações, enquanto os outros ficam em seus lugares.

Infelizmente para o Brasil, a CNBB está eivada de ideologia esquerdista e por ocasião da Quaresma lança a terrível e degradante Campanha da Fraternidade (CF). Para piorar ainda mais a situação dos fieis brasileiros, cada CF tem seu formulário da Via Sacra que, em lugar de se dedicar à meditação da Paixão, foca-se no humanismo modernista dessa Conferência.

Ademais, os modernistas inventaram uma outra estação, evidentemente influenciados pela nova doutrina do Mistério Pascal, em que se medita também a Ressurreição do Senhor. Assim, eles fazem 15 estações e meditam em mistérios além da Paixão e Morte de Cristo, contrariando o que o próprio Manual define: 14 estações que meditem na Paixão e Morte de Nosso Senhor.

Por causa disso, colocamos aqui um formulário católico para meditação desta tão salutar devoção.

Via Sacra

Espero que esta pequena ajuda possa auxiliar verdadeiramente aqueles que querem viver a Fé Católica.

Anúncios

4 respostas em “VIA SACRA, VIA DE CONVERSÃO

  1. É interessante o fato do Manual de indulgências só falar nas quatorze estações originais e não na décima quinta que virou moda em muitos lugares.

    Como se imprime nesse formato livreto?

    Curtir

  2. Pingback: Aviso: Sexta-feira Santa | Missa Tridentina no Recife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s