SACRAMENTO DA PENITÊNCIA: RITUAL

sacrament2.jpg

O ritual que o fiel deve seguir ao se confessar é o seguinte [1]:

  • saudação e benção: o pedido de bênção por parte do fiel (“abençoe-me, padre, porque pequei”);
  • apresentação [2]: o penitente diz a última confissão e se cumpriu ou não a última penitência;
  • acusação [3]: o coração do Sacramento, momento em que o fiel confessa os pecados cometidos em tom verdadeiramente acusatório e não escusatório, falando, inclusive, seu número;
  • admoestação: depois de ouvir os pecados, o confessor aconselha o fiel naquilo que achar mais conveniente e lhe impõe a satisfação [4];
  • absolvição: é o momento em que o sacerdote usa o poder das chaves e pronuncia sobre o fiel as palavras da forma sacramental (algumas vezes o sacerdote impõe a satisfação após o perdão sacramental);
  • despedida: é a oração Passio [5] de extrema beleza em que o fiel pode erguer-se livre da culpa eterna.

________________
Notas

[1] Não se deve ouvir confissão fora do confessionário o qual deve estar na igreja (cf. CDC 964).

[2] Por apresentação, quer-se dizer exatamente o que foi explicado e jamais que o fiel tenha que se identificar, o que é completamente proibido.

[3] O texto previsto é o seguinte: “Eu me acuso de ter…”. Ao fim da acusação: “E também me acuso destes e de outros pecados que porventura tenha esquecido”.
Para uma boa acusação, ou seja, ter consciência dos males feitos, é necessário fazer um bom exame de consciência. Dispomos de um na parte de catequese.

[4] Ela deve ser feita de acordo com as normas impostas pelo sacerdote e, preferencialmente, cumprida logo ao sair do confessionário, na igreja mesmo ou o mais rápido possível.

[5] Passio Domini nostri Iesu Christi, merita beatæ Mariæ Virginis, et omnium Sanctorum, quidquid boni feceris, et mali sustinueris, sint tibi in remissionem peccatorum, augmentum gratiæ, et præmium vitæ æternæ. Amen (A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, os méritos da Bem-aventurada Virgem Maria e de todos os Santos, e tudo o que tiveres feito de bom e suportado de mal, sejam-te aplicados em remissão dos teus pecados, aumento de graça, e recompensa da vida eterna. Amém).

4 respostas em “SACRAMENTO DA PENITÊNCIA: RITUAL

  1. Um sacramento que infelizmente perdeu muito espaço e muitas almas deixam de ser salvas por essa razão. Eu mesmo posso dizer que não tive a educação correta sobre como agir durante a confissão e em nem uma estes estágios foram seguidos.

    Curtir

Deixe um comentário