Há um tempo, devido a um pedido que me foi feito, organizei algumas coisas que serviram para ministrar umas “aulas” sobre a Liturgia da Igreja. Então, desde que essa introdução ao Rito Gregoriano, fruto de estudos pessoais, normalmente solitários e autodidatas, ficou sistematizada em slides e temas, nasceu a ideia de transformá-la em textos a serem publicados no blog.
Os textos seguirão este roteiro:
- Introdução ao tema
1.1Liturgia
1.2 Rito e
1.3 Missa; - breve história do Rito Romano, tipos de Missa e paramentos;
- ano litúrgico;
- rito da Missa em si mesmo;
- e, por fim, uma análise rápida pelos outros Sacramentos e o Ofício divino.
Seguindo desse modo, havemos de encontrar no Rito Gregoriano, o tesouro escondido, tendo sempre em mente aquilo que Nosso Senhor disse: “Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração” (Mt 6,21).
Por favor. Desejo saber por que o Evangelho de hoje na Missa Tridentina foi diferente do da Missa Comum? como são organizados os Evangelhos a serem lidos(?) na Missa Tridentina. Há como saber quais serão? Na Missa Comum tem o livreto do Ano Litúrgico. Em que consiste a diferença? Obrigada.
CurtirCurtir
Gilvânia, isso ocorre porque trata-se outro rito da Igreja. Cada rito tem seu calendários (algumas festas, obviamente, são iguais, como a páscoa) e lecionário. Leia aqui rapidamente sobre os ritos.
Sobre as celebrações do Rito Gregoriano, você pode acompanhar neste site mesmo ou ter cada leitura do mês aqui.
CurtirCurtir
Karlos, qual a diferença entre as sacras comuns e as usadas no Tempo da Paixão?
CurtirCurtir
Estão as diferenças do Tempo litúrgico em si, como a proibição de dizer o Gloria Patri.
CurtirCurtir